Compra

A  Aviko Potato é responsável pela compra das batatas, da gestão de qualidade e da organização logística da matéria-prima para o grupo Aviko na Europa Ocidental. Mantém contatos regulares com mais de 1000 produtores da mais alta qualidade nos Países Baixos, Bélgica, Alemanha e França.

Os produtores de batata da Aviko

A produção de batata constitui o primeiro passo do nosso processo de produção, pois quanto melhor a matéria-prima, melhor o produto final.
As batatas são cultivadas conforme as normas em matéria de segurança alimentar, possuindo a respectiva certificação. Logo na época de crescimento, amostras dos terrenos são coletadas para obter uma ideia, em uma fase inicial, da qualidade e do tamanho das futuras batatas. Esta análise da qualidade continua durante a colheita e durante a época de conservação, para que possamos controlar a qualidade da matéria-prima de forma permanente. Entre outros métodos, investimos ativamente no acompanhamento dos nossos produtores, através de reuniões de estudo sobre assuntos atuais relacionados com a produção, conservação e qualidade. Nossa seção de agronomia é responsável pelo ensaio de novas variedades e técnicas adequadas.

Diversificação do risco

Uma vez que a batata é um produto natural, as condições climáticas podem ter grande impacto na qualidade e na disponibilidade desta matéria-prima. Por isso, a área de cultivo da matéria-prima da Aviko estende-se por uma grande parte da região noroeste da Europa. Desta forma, reduzimos os riscos e ao mesmo tempo encurtamos a distância entre a zona de cultivo e a matéria-prima e as diversas fábricas onde as batatas são transformadas.

Isto resulta na redução das distâncias de transporte de alimentos e dos custos logísticos, em matérias-primas mais frescas e menor impacto ambiental.