História

O que começou com 32 produtores de batata que se reuniam em torno de uma mesa de cozinha tornou-se, meio século mais tarde, uma empresa mundial. A 'Aardappel Verwerkende Industrie Keppel en Omstreken' (Empresa Processadora de Batatas de Keppel e Arredores) foi, desde a sua constituição em 1962, uma empresa realista e ambiciosa com um único objetivo: a valorização da batata.

1962 -1999

Tudo começou com a fábrica de laticínios em Hoog Keppel, onde teve início a produção de batata frita refrigerada em caixas de madeira, seguindo-se pouco depois os primeiros produtos congelados. Em 1967, mudou de instalações para Steenderen, instalando-se em uma antiga fábrica de tijolos que oferecia mais espaço para as ambições da Aviko.

A Aviko gosta de olhar muito além das fronteiras, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos de batata. Assim, a Aviko foi a primeira empresa nos anos setenta a iniciar a produção de Rösti fora da Suíça. Seguiram-se décadas prósperas em que a Aviko conseguiu ocupar uma posição cada vez mais firme no mercado europeu, sobretudo nos mercados alemão e francês. Após a queda do Muro de Berlim, a Aviko distinguiu-se rapidamente como líder de mercado no Leste Europeu, graças à construção de uma fábrica na Polônia, entre outros fatores. Durante os anos noventa, a Aviko inicia a sua expansão fora da Europa e começa a explorar outros continentes. A partir daí, a empresa torna-se atuante no mercado mundial e oferece produtos de batata de alta qualidade em mais países, em ritmo crescente. Um desenvolvimento do qual nos orgulhamos, mas que ao mesmo tempo nos faz humildes, pois no fundo, somos apenas produtores de batata provenientes de Keppel.

De 2000 até a data

No século XXI, estamos orientados principalmente para a expansão do sortimento de batatas do tipo "especialidades" de alta qualidade. A Aviko estabelece uma parceria com a Eurofrits, cujos aperitivos constituem um complemento ideal. Através da aquisição da empresa belga Eurofreez, a Aviko consegue ampliar o seu sortimento para purê de batata e batatas gratinadas.

Em 2014, a Aviko adquiriu uma participação majoritária na empresa familiar Amberger de Oberdolling (Baviera). Esta aquisição permite à Aviko adicionar um amplo sortimento de especialidades de batata à linha de produtos. Desta forma, a Aviko consegue abastecer melhor os mercados de Foodservice alemão e austríaco, fortalecendo a sua posição de mercado.