Sobre a batata

A batata é uma planta mundialmente conhecida, detentora do maior número de variedades selvagens e cultivadas. Todas as variedades cultivadas pertencem à espécie solanum tuberosum. A batata é originária dos Andes, onde é cultivada há milhares de anos. Através de escavações sabemos que a batata existia já há 13.000 anos na América do Sul, incluindo o Chile, e há 8000 anos também no Peru. Foram-lhe atribuídos nomes como Kuntur Warmi, que significa: 'como uma mulher com a cor do condor'.Ou Quwi sullu: 'o feto da cávia'.

Valor nutricional

A batata é rica em nutrientes, não contém gordura e possui metade das calorias em comparação com arroz ou massa. É constituída por 80% de água. Além disso, é rica em sais minerais, vitaminas, fibras e é uma fonte de amido, sob a forma de hidratos de carbono complexos. A batata contém vitaminas do complexo B, uma grande quantidade de vitamina C, comparável à vitamina contida na maioria dos frutos.

A batata também possui valores altos de potássio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio. Portanto, a batata faz parte de um estilo de vida saudável, sendo um produto altamente valorizado em nível mundial, graças à sua versatilidade.

Alimento mundial

A batata é a planta mais indicada para continuar a alimentar a população mundial por fornecer mais valor nutricional por hectare e necessitar de menos água do que os cereais e o arroz. Além disso, a batata é fácil de cultivar.

A influência external

Mas existem mais "sabores" pois, com a chegada destes restaurantes fast-food, a Europa ficou sujeita a influências norte-americanas. Os americanos preferem batatas com a polpa mais branca. Para este mercado e para a exportação aos países que procuram uma polpa mais branca, são utilizadas variedades como por exemplo a Innovator e a Markies.

Disponibilidade

Nem todas as variedades estão disponíveis durante todo o ano. Normalmente iniciamos a nova época com variedades como a Première (como já sugere o nome) e a batata Fontane, enquanto as variedades Agria e Victoria possuem um longo tempo de conservação, podendo ser armazenadas até junho/julho do ano seguinte. Assim, dispomos de batata suficiente durante todo o ano até a colheita seguinte.