De Bintje a Agria

A Aviko utiliza diferentes variedades de batata para garantir qualidade constante. Cada variedade de batata possui as suas qualidades específicas. Nesta página você pode ler quais as variedades utilizadas pela Aviko e quais as espécies que não utilizamos. Leia também mais sobre os critérios utilizados na seleção da variedade de batata mais indicada.

A batata Eigenheimer

Eigenheimer é uma batata bastante farinhenta, apreciada especialmente na parte oriental dos Países Baixos, pelas gerações mais velhas, como batata de mesa. É uma batata farinhenta que se desfaz facilmente e absorve mais os molhos. Por outro lado, por se desfazer com tanta facilidade, é difícil utilizá-la para fazer batata frita.

A batata Bintje

Durante muitos anos, a Bintje era a variedade mais famosa nos Países Baixos porque podia servir tanto como batata de mesa como para preparar batata frita fresca ou seca. A batata Bintje manteve-se bastante popular até surgirem problemas com o seu cultivo. Esta variedade revelou-se sensível à doença da batata, uma doença ligada ao solo em que aparecem nematoides no solo que se multiplicam. Esses nematoides são como pequenas minhocas que atacam as raízes da planta da batata, reduzindo o rendimento ao longo dos anos. Havia, portanto, necessidade de variedades resistentes a esta doença do solo.

Além disso, com o advento dos restaurantes fast-food na Europa, a procura de batatas fritas compridas não parou de crescer. Para preparar batatas fritas compridas, é necessária uma batata grande, e por isso a batata Bintje não era a variedade mais apropriada. As empresas produtoras de batata dos Países Baixos e da Europa Ocidental começaram a desenvolver então variedades novas. Foram desenvolvidas variedades com características e qualidades específicas, tanto para o mercado da batata como para o mercado das batatas fritas. Mas também variedades especiais para a produção de batata frita seca.

A batata Agria

A batata Agria é uma destas variedades especialmente desenvolvidas para a produção de batatas fritas, que registra um grande sucesso. Sua bonita forma oval e comprida permite cortar batatas fritas compridas. A polpa da batata Agria é amarela, uma cor muito apreciada na Europa Ocidental. Depois de fritas, as batatas Agria adquirem uma magnífica cor dourada.

Outra variedade parecida com a Agria é a batata Victoria. Embora esta variedade seja menos amarela, continua a ser muito indicada para a produção de batatas fritas. Ambas as variedades são especialmente indicadas para a produção de batatas fritas frescas. Estas variedades também fazem muito sucesso no setor do foodservice, no varejo e nos cafés.