A batata: puro benefício

As batatas são ricas em nutrientes. Apresentamos algumas razões para você pensar mais nas batatas quando for planejar suas refeições:

1. Saudável As batatas têm muitas vitaminas. 

Potato BR

Além das vitaminas do complexo B, também têm grandes quantidades de vitamina C. Uma batata pode conter a mesma quantidade de vitamina C que a maioria das frutas. Além disso, as batatas contêm diversos sais minerais como potássio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio. Cada mineral desempenha um papel importante na manutenção de um corpo saudável. As batatas também são fonte de fibras, que proporcionam a sensação de saciedade e ajudam na digestão. 

Se for preparada com a casca, a batata conserva a maior parte de suas fibras e diminui ao máximo a perda de nutrientes.

2.Não engorda

A batata ganhou a falsa reputação de ser um produto que engorda. Por mais que tenha uma alta concentração de carboidratos, a maior parte deles está na forma de amido, um carboidrato complexo que libera energia gradualmente, razão pela qual a sensação de saciedade se prolonga após a ingestão de batatas. As batatas contêm a metade da quantidade de carboidratos que o arroz ou macarrão (a cada 100 g) e, portanto, menos calorias.  O elemento principal da batata é a água: uma batata é cerca de 80% água.

A melhor opção para uma refeição saudável:

  • Batata - 82 Kcal por porção de 100 g 
  • Arroz Branco Cozido - 96 Kcal por porção de 100 g 
  • Arroz Integral Cozido - 137 Kcal por porção de 100 g 
  • Macarrão Cozido - 100 Kcal por porção de 100 g

3. Sem alérgenos:

Diferente das massas, a batata não contém alérgenos. Todos os convidados podem degustá-las, assim você não precisará ter ingredientes alternativos escondidos para essas ocasiões. No entanto, é importante lembrar as restrições alimentares quando estiver preparando ou servindo as batatas.